As esquadrias são utilizadas na construção civil como elemento de fechamento de vãos, principalmente através das janelas, portas persianas e venezianas. Estes componentes da edificação asseguram a proteção quando a penetração de intrusos, da luz natural e da água. Com a sua evolução, as esquadrias deixaram apenas de proteger e adquiriram também o lugar de decoração de fachadas.
As esquadrias devem atender as especificações e detalhes estabelecidos em normas técnicas, as exigências do usuário, adequadas à composição arquitetônica quanto a sua utilização, dimensão, forma, textura, cor e desempenho.
Fachadas em Pele de Vidro são muito utilizadas em empreendimentos comercias e residências com grande estilo. Este produto apresenta beleza, requinte, durabilidade e quando utilizado com vidro refletivo causa grande conforto térmico e em muitas vezes exclue a necessidade de persianas ou cortinas. O sistema de Pele de Vidro garante grande segurança e perfeita estaqueidade. Os perfis e projetos disponíveis no mercado se adequam a todas as mais diferentes necessidades de projetos.
Compostos por duas chapas externas de alumínio tratadas de 0,5 mm com um núcleo de polietileno, os painéis em ACM (em inglês, Aluminum Composite Material) podem ser utilizados em diversos segmentos da construção, como em fachadas novas e obras de retrofit, revestimento de paredes internas e externas, coberturas e marquises, pórticos, colunas, vigas e pilares, entre outras aplicações. Isso porque os painéis podem ser dobrados ou curvados, o que permite sua aplicação em elementos cilíndricos ou de formas geométricas variadas.
Também chamado de envelopamento, o revestimento externo em fachadas com o alumínio composto tem espessuras que variam de 3 mm a 6 mm, com comprimento e largura que variam conforme projeto. Quanto maior a espessura, maior serão os índices de atenuação de som e de redução de temperatura proporcionados pelo núcleo de polietileno. O que também pode mudar é a cor da chapa.
A grande vantagem do sistema é a facilidade de montagem. Além de as peças serem leves - um painel de 3 mm pesa cerca de 4,5 kg/m² -, elas podem ser parafusadas ou instaladas sobre uma estrutura de alumínio presa à fachada. No entanto, é preciso cuidado com o prumo e nível da subestrutura de alumínio. Caso ela esteja desalinhada a superfície pode apresentar variações. Por isso, o serviço deve ser feito com mão de obra especializada.